top of page

Atos o Manual de Missões da Igreja (A Igreja Local e Missões - Projeto Coração em Missões)



Manual é um pequeno livro que contém noções essenciais de uma matéria. Qualquer objeto industrializado que você adquire hoje, vem acompanhado de um "manual de instrução". Nele você encontra descrição técnica do produto, como funciona e como deve ser instalado. A garantia do produto pela fábrica, dependerá da observação correta desse manual. É por isso que nos manuais sempre aparece a expressão: "siga corretamente as instruções. No caso de dúvida, consulte um representante autorizado".


A Bíblia é um manual de fé e prática do Cristão. Ela é útil para o ensino, a repreensão, a correção e a educação do Cristão. "O vigor da nossa vida espiritual está na proporção exata do lugar que a Bíblia ocupa em nossa vida e em nossos pensamentos" ( George Muller).


A tarefa suprema do Cristão e da igreja é a evangelização do mundo.


No livro de Atos dos Apóstolos temos um manual bíblico de evangelização. Ele narra os contínuos atos do senhor Jesus Cristo, após sua ascensão, através dos Apóstolos: "Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e ensinar" (Atos 1.1). Quem escreveu? Lucas (Lc 1.1-4). Para quem escreveu? A Teófilo, que ocupavam auto posto no governo romano. Como escreveu? Em dois volumes: Lucas e atos ambos retratam os dois estágios do ministério de Jesus Cristo. Lucas, relata todas as coisas que Jesus começou a fazer e ensinar até a sua ascenção. Em Atos, escreve sobre aquilo que Jesus continuou a fazer e a ensinar após a sua ascenção.


Atos, portanto, um manual daquilo que Jesus fez e ensinou através dos Apóstolos, na Igreja Primitiva. O assunto principal é a Evangelização e Missões.


A importância do manual


Para John stott, são importantes por duas razões: por causa dos seus registros históricos e devido a inspiração contemporânea que nos traz. De fato, sempre olhamos para a Igreja Primitiva, suas experiências e práticas, como algo a ser vivido pela igreja contemporânea entretanto, podemos incorrer em dois períodos: o primeiro, de Sobrenaturalizar a Igreja Primitiva, esquecendo-nos de que ela cometeu e possuía graves erros; o segundo, o de achar que a experiência da Igreja Primitiva é norma para as igrejas de todas as épocas. Você já imaginou se todo mentiroso que está na igreja hoje, recebeste o mesmo castigo que receberam Ananias e Safira? Ou que todo crente para se converter precisasse cair do cavalo e ficar cego como Saulo?


Vejo em Atos no manual de missões para igreja cristã, de todas as épocas. Não na repetição ou tentativa das mesmas experiências da Igreja Primitiva mas nos princípios espirituais normativos.


CONCLUSÃO


O livro de Atos é o manual de missões da igreja. Nele descobrimos que evangelização é a prioridade da igreja. O Espírito Santo é o grande executivo do trabalho missionário


Ele separa os missionários, reveste os de poder e sabedoria espiritual, mostra-lhes o campo de trabalho, providencia-lhes recursos para o sustento, aplica mensagem pregada no coração dos ouvintes, incorporando-os no corpo de Cristo.


O livro de Atos é o "Livro dos Atos do Espírito Santo". "Igreja de Cristo! Os relatos desses atos do Espírito Santo nunca foram completados. Esse é o livro que não possui fim, pois está à espera de novos Capítulos a serem acrescentados no ritmo e na medida em que o povo de Deus confirma o bendito Espírito Santo na sua Santa cadeira de comando", Arthur T. Pierson.


Pontos para discutir

1. O que é mais importante dois-pontos qualidade ou quantidade?

2, Qual a importância de Atos para a igreja de hoje?

3. “Tua incumbência única sobre a Terra é salvar almas". João Wesley




bottom of page