top of page
Writer's pictureThe Way

Tadjiques afegãos no Afeganistão



O Afeganistão possui a maior população tadjique fora de sua terra natal, ao norte do Tadjiquistão. Compreendendo mais de um quarto da população afegã, eles são o segundo maior grupo do país. Datando do século 4, as evidências históricas apoiam fortemente o fato de ele ser um dos mais antigos grupos sobreviventes da Ásia Central. Um subgrupo mediterrâneo da raça caucasiana, os tadjiques modernos descendem de povos persas. Um povo alto, esguio, de pele clara, com olhos azuis ou verdes e muitas vezes com cabelo ruivo ou loiro, o casamento misto com turcos e mongóis introduziu olhos amendoados e cabelos negros lisos às suas características físicas.


Uma antiga expressão turca, "tadjique" é sinônimo de "persa". Eles sempre falaram persa (falando o dialeto dari relacionado no Afeganistão), enquanto outros falantes da língua persa na Ásia Central adotaram a língua. Na maioria das vezes, eles se referem a si mesmos pelo nome do vale de sua região natal, em vez de tadjique. Um vasto habitat é o vale montanhoso e acidentado de Panjsher, ao norte de Cabul, onde fazendeiros e pastores pobres vivem em vilas de tijolos de barro ou casas de pedra com telhado plano. Quando a água é abundante, as melhores frutas e nozes do país, bem como várias safras de grãos, são produzidas aqui. Ahmad Shah Masoud, o reverenciado líder da resistência talibã no Afeganistão que foi assassinado em 2001, era um filho nativo deste vale. Concentrações menores de tadjiques vivem na província de Herat, na fronteira ocidental com o Irã. Um terceiro grupo, grande e mais educado, vive em Cabul, onde teve sucesso econômico e influência política. Comerciantes e artesãos altamente talentosos também são um segmento desses moradores urbanos. Como as grandes famílias tajiques são muito unidas, os moradores das cidades são conhecidos por manter laços estreitos com seus parentes no campo.


Originalmente um grupo tribal, eles abandonaram a estrutura organizacional rígida há muito tempo. No entanto, as tradições culturais são guardadas e observadas - tradições que sobreviveram a séculos de invasão por forças que vão desde antigas hordas árabes até recentes combatentes do Taleban. Uma tradição social é oferecer hospitalidade extraordinária - uma prática compartilhada com outros povos afegãos. Receber convidados é considerado uma honra - uma ocasião para uma refeição requintada. O "Osh", prato especial preparado pelos tajiques, contém arroz, cordeiro, especiarias e vegetais e pode ser servido com rodelas de pão achatado assado com uma mistura de várias farinhas, fruta, iogurte e chá. Mesmo os agricultores pobres recebem os hóspedes com chá, pão e iogurte.


Convertidos à força ao islamismo pelos árabes no século 7, os tadjiques afegãos permanecem quase inteiramente muçulmanos. As tradições religiosas ditam rituais para celebrar passagens importantes da vida, incluindo nascimento, casamento e morte. Orações memorizadas são recitadas diariamente e, em algumas comunidades, as velhas práticas que incorporam magia, encantos e crenças animistas ainda têm lugar.


Tradições artísticas consagradas pelo tempo, incluindo poesia, contos folclóricos, obras de arte, canções e danças, definem e preservam os valores da cultura tajique. As expressões criativas incluem belos tapetes, cerâmicas, trajes ricamente bordados e bonés e joias masculinos de cores vivas. No passado, os tadjiques pintavam tetos de madeira elaborados em mesquitas e palácios e decoravam livros, muitas vezes incorporando poesia persa em ambos. As roupas do Tadjique afegão não são especialmente distintas, mas os homens cobrem seus bonés bordados com um turbante e as mulheres preferem xales em vez de véus.


A sociedade tadjique é dominada pelos homens, mas as mulheres conheceram menos restrições públicas no local de trabalho e na sociedade (exceto sob o governo do Taleban) do que as mulheres de outros grupos muçulmanos. Suas vidas privadas são semelhantes, no entanto, tendendo a favorecer o homem. As mulheres não têm direito de herança. Os casamentos afegãos são tipicamente arranjados e o divórcio só pode ser iniciado pelo marido que dissolve a união repetindo três vezes para a esposa: "Eu me divorcio de você".


As vantagens anteriores que o tadjique desfrutava na sociedade afegã podem ter se desgastado um pouco em meio à instabilidade dos últimos anos. No entanto, uma forte identidade nacional e seu trabalho árduo característico servirão, sem dúvida, aos membros da comunidade tajique, bem como à reconstrução do Afeganistão.


Quais são as suas crenças?

Os tadjiques são quase inteiramente muçulmanos. A maioria deles são muçulmanos sunitas da seita Hanafi, mas há alguns muçulmanos xiitas ismaelitas que vivem nas remotas áreas montanhosas. O Islã permeia todas as áreas de suas vidas. Os rituais relacionados ao nascimento, puberdade, casamento e morte são todos construídos em torno de suas crenças. Eles repetem fielmente orações memorizadas cinco vezes por dia.


Além das crenças islâmicas, o espiritismo (crenças que incorporam o uso de amuletos) também é comum entre os tadjiques.


Quais são as suas necessidades?

Os tadjiques conheceram guerras frequentes e lutas tribais internas. Seus territórios foram continuamente invadidos ao longo dos séculos por árabes, gregos, mongóis, persas, turcos, russos e britânicos.


A religião islâmica é muito difícil de influenciar. É mais do que provável que os convertidos ao cristianismo sejam "banidos" de suas famílias. Por causa disso, os tadjiques, embora geralmente calorosos e hospitaleiros, estão cada vez mais apreensivos com os de fora.


Os tadjiques falam persa dari, uma língua que veio do rei Dario (mencionado no livro de Daniel). Infelizmente, apenas cerca de um décimo dos tadjiques sabe ler.


Pontos de Oração

* Orações das Escrituras para o Afegão, Tajique no Afeganistão.

* Peça a Deus para restaurar a paz política e a estabilidade no Afeganistão.

* Peça a Deus para chamar obreiros cristãos que são treinados na língua dari para levar o Evangelho aos tadjiques.

* Ore para que os trabalhadores humanitários cristãos que estão trabalhando no Paquistão sejam testemunhas eficazes entre os tadjiques que foram deslocados de suas casas.

* Ore para que fundos de ajuda humanitária sejam disponibilizados para aqueles que vivem em áreas atingidas pela fome.

* Ore para que igrejas locais fortes sejam plantadas entre os tadjiques afegãos.



Fonte do Perfil: Mary Ann Stone


MATÉRIA ORIGINAL:

https://joshuaproject.net/people_groups/14372/AF

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page